Por Paulo Monteiro Júnior

sábado, 6 de maio de 2017

Para compreender um pouco sobre o conceito de Cultura

Imagem disponível na internet


"Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferenciados" (Paulo Freire)

Segundo o antropólogo britânico Tylor, que é considerado o pai do conceito moderno de cultura: “Cultura é este conjunto complexo que inclui conhecimento crença, arte, moral, lei, costumes e várias outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.
Na realidade a cultura, é todo o conjunto de obras humanas. É a cultura que distingue o homem dos outros animais. A cultura não é apenas adquirida, ela é também transformada, mudada e acrescentada.
Cultura apesar de ser obra do homem e exista para o homem, ela é uma tarefa social e não individual, ela é o conjunto de experiências vividas pelo homem ao longo de sua existência.
É a cultura que faz com que uma criança criada no Japão, fala a língua japonesa e consequentemente tenha hábitos locais e seja considerada japonesa e outra criada na Alemanha seja alemã. Dai conclui-se que a cultura embora tenha sua origem na capacidade mental do homem, não é um processo individual, mas coletivo.
Outro detalhe importante que deve ser notado e compreendido, é que por mais “culto” que o individuo possa ser, ele não consegue jamais conhecer toda a sua cultura.
Toda a cultura pode ser vista como um produto e um resultado; uma vez que os padrões culturais de hoje são o resultado de uma elaboração atual de uma tradição imemorável. A cultura de hoje, transmitida aos indivíduos quer seja na escola, ou nos grupos sociais, representa uma conquista e um acúmulo de experiências humanas de centenas de séculos.
Apesar de  se apresentar como conservadora, a cultura muda e se transforma ao longo d tempo, ela representa o esforço adaptativo do homem frente à realidade que o cerca.

*O referido texto, produzi para apresentação de trabalho acadêmico, para a disciplina de Antropologia, na época ministrada pelo professor Ms. Josué Euzébio. Revendo meus arquivos, encontrei o mesmo e resolvi compartilhar no blog. Espero que os leitores tenham gostado do texto e que o mesmo venha a ser útil.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Parceiro

Copyright © Aulas Sociologia | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes