Por Paulo Monteiro Júnior

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

A importância do exercício da democracia através do voto.


Estando próximo do 1º turno das eleições gerais 2014, discutirmos a importância do exercício da democracia através do voto torna-se relevante para fomentar as discussões nas aulas na área de humanas, em especial a disciplina de Sociologia.
Por que votar? Por que voto no meu candidato(a)? Considero estes questionamentos relevantes para fomentação da discussão crítica sobre o exercício do voto.
A curta-metragem boca da urna (2004), produzido no Rio de Janeiro, analisa opiniões de eleitores sobre o voto. Então lanço o seguinte desafio para realização desta tarefa virtual.
Assistam o vídeo e escolham a opinião de um dos entrevistados, em seguida produzam um comentário sobre a opinião escolhida.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

13 comentários:

  1. De acordo com o video boca de urna muitas pessoas não gostam de vota ,porque acha que os políticos são corruptos e inconfiáveis , mas há pessoas que gostam por ser um direito conquistado.
    Edilson joao Nº10
    Juliana sobral Nº26
    Leydayanne maria Nª31
    Maria de Fátima Nª37

    ResponderExcluir
  2. Não poderia haver boca de urna no dia das eleições, para que não possa prejudicar nenhum dos candidatos expostos e sim ter uma eleição mais justa e limpa.
    Lá fala que antes de votar , as pessoas devem pensar bem em um candidato que saiba ter responsabilidade pelo seu país e obter um bom desenvolvimento.

    Grupo--->> Aline N' 04, Rutiele N' 44, Sheyla N' 45 e Lairton N' 23 (2 "A")

    ResponderExcluir
  3. a boca de urna é errado pois acho qui cada pessoa deve votar em quem achar melhor, e as pessoas falam dos politicos muito bem só para conseguir voto pra o seu canditato e na maioria das vezes nem tudo qui falam é verdade então eu acho qui as pessoas devem pensar muito bem antes de votar para escolher o canditado qui possa governar melhor em suas opiniões e todos devem votar sim porque o voto foi um direito conquistado uma chance qui conquistamos para tentar mudar nosso pais

    Edla Gabriela Nº11
    Claudia Larissa Nº08
    Julia Raquel Nº 23
    Thallyta Ferreira Nº 49
    Tinely Vitoria Nº 50
    '' 2º '' A "

    ResponderExcluir
  4. De Acordo Com Vídeo (Boca de Urna) Muitas Pessoas Vota Por Votar e Muitos Nem Ligam Em Saber Propostas e Intenções Dos Políticos e Também Têm Muitas Que Não Gosta Pelo Simples Fato De Ter Muita Corrupção e Muitos Roubos Políticos e Também Muitas Vendas De Voto Mais Também Outras Pessoas Sabem Que Foi Uma Conquista Delas Aliás De Todos Nós, Pois Não Eram Todos Que Poderiam Votar Mais Após a Conquista Muitas Pessoas Têm o Prazer Imenso De Votar e De Chegar Lá e Dizer Essa Foi Uma Conquista e Eu Gosto e Tenho Esse Direito.
    Mais Em Minha Opinião O Voto Não Deveria Ser Obrigatório

    Edvânia Bastos Nº 13

    ResponderExcluir
  5. #Serie 2"A"
    Grupo--> Edvânia Bastos Nº13
    Lenilson Nº29
    Maria José Nº36
    Petrúcio Nº39
    José Bezerra Nº53

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vídeo(boca de urna) mostra que algumas pessoas votam no candidato pensando que é o certo e não é o certo e não procuram pesquisas direito se vale a pena dar o seu voto , e outras pessoas acham que os políticos roubam,compram votos etc,então em minha opinião as pessoas tem que votar em quem achar melhor e que vai fazer a diferença e não achar que o dinheiro possa comprar o seu voto ou seja a sua opinião sobre os candidatos.

      Serie: 2 "A"
      alunas;Cíntia Feitosa Nº07
      Silvana Barbosa Nº47
      Tatiana Maria Nº48

      Excluir
  6. De acordo com o video ( boca de urna) algumas pessoas nao gostam de votar e outras votam por votar. Na minha opniao é muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas. Serie: 2º A alunas: Vitoria olivares N: 52; Quiteria xavier N; 40.

    ResponderExcluir
  7. De acordo com o vídeo sobre '' Boca De Urna '' , podemos observar que isso é um ato errado, as pessoas vendem seus votos como a Senhora no vídeo falou : '' Eu voto nele porque vou ganhar 50 reais , estou precisando do dinheiro ... '' .
    Muitas pessoas deixam de votar por achar todos os políticos corruptos, mas não são só eles , pessoas que vendem seu voto são a mesma porcaria que não pensam na sociedade em si. mas sim em si próprio!!
    Se hoje temos o poder do voto, por que não usa-lo corretamente ?

    Alunas : Alessandra Maria n: 03 , Joyce Maria n: 22, Karla Daniela n: 24 , Luana Batista n: 30
    Série : 2º ano ''A''

    ResponderExcluir
  8. Como vimos no video, a maioria das pessoas votam obrigatório nem todas as pessoas votam por livre e espontânea vontade, uns não sabem e não querem saber a importância do voto e simplesmente votam por dinheiro ou em troca de bens materiais ou bem econômicos uns acham também que o voto não significa nada, vota apenas por cumprir lei e os outros pensam que votando vão está contribuindo para um país melhor, sendo que muitas das pessoas votam acreditando nas promessas dos políticos, e outros mesmo desacreditando tem que escolher um politico mesmo ele corrupto para representar seu pais, São tantas as promessas que eles fazem dizendo que vai melhorar no desemprego, na saúde, na educação entre outras que as pessoas se negam a acreditar em quem realmente está falando a verdade para votarem, hoje estamos em uma sociedade que os políticos entram para a candidatura não para melhorar a população mais sim por dinheiro!

    Alunas: Adelma nº01, Anelisa nº06, Eduarda nº12, Elaine nº 14, Eveline nº 15, Geovania , Rivaele nº43,Valéria nº51.

    Serie: 2 "A" Turno:Tarde

    ResponderExcluir
  9. Bem produtiva a discussão promovida pelos grupos. Na próxima unidade teremos mais atividades virtuais.
    Um abraço.
    Prof. Paulo Junior

    ResponderExcluir
  10. De acordo com o vodeo boca de urna" as pessoas não estão muitos satisfeitos com os politícos, eles so pensam no seu bem estar e não no bem estar do eleitor, so fazem prometer e não cumpri com o que promete so querem se eleger, devemos escolher bem os candidatos que vamos eleger, devemos olhar e analisar bem suas propostas. Não devemos vender nosso voto assim estamos ajudando esses politicos corruptos a administrar nosso país, nosso voto é uma conquista e um direito do cidadão vivemos no país democratico onde votamos em quem agente quizer. nos eleitores temos que pensar nas melhorias de vida em nosso país, queremos ter melhorias nas escolas, nos hospitais, na geração de emprego, nas condições de vida das pessoas mais carentes, pense e analiser as eleições são uma vergonha, vamos pensar no nosso futuro e no proximo. não venda seu voto vamos da um basta na corrupção, tudo estar nas nossas mãos nos temos o direito de querer um país melhor.

    Alunas: Shirlene Almeida N. 46
    Joelma Maria Do ó N 17
    Jecielen Alves N16
    Sério: 2 ano A Turno: Tarde
    Prof. Paulo Junior

    ResponderExcluir
  11. A boca de urna é errado, muitas pessoas falam dos politicos que eles compram votos eles só compram os votos, das quelas pessoas que não têm caractér.Também tem muitas que não gostam pelo simples fato e ter prazer de muitas corrupções e muitos roubos politicos e também muitas vendas de votos.Ouvimos que todos os politicos são iguais, e que o voto é apenas uma obrigação,a maioria das pessoas votam obrigatorio nem todas as pessoas votam por livre e espotânia votade...

    alunos: DIEGO ALVES N:10
    MARIA ALEXSANDRA N:33
    MARIA BRUNA N:34
    MARIA JOSÉ N:36
    SÉRIE:2 ano"A"
    PROF.: PAULO JUNIO

    ResponderExcluir

Blog Parceiro

Copyright © Aulas Sociologia | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes