Por Paulo Monteiro Júnior

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Maioridade Civil e Penal

Esta é uma discussão a qual sempre surge posicionamento contraditório, no Brasil ainda não existe consenso, e nossa legislação define a emancipação civil a partir dos 18 anos. Os defensores dos Direitos Humanos, contrários a redução da maioridade, alegam que a mesma não traria benefício para a criança e o adolescente tão pouco para o sistema carcerário brasileiro, o qual sabemos que é desumano. Será que aprisionando um adolescente que praticou um ato infracional estariamos de fato sanando o problema da violência no nosso país?
Os defensores da redução, afirmam que lugar de bandido é na cadeia, pois se uma criança ou adolescente é capaz de projetar um ato infracional, ele também é capaz de discernir entre o lícito e o ílicito, e ciente, da ilegalidade dos seus atos deveria responder penalmente.
Agora a discussão é com vocês, reunam-se em grupo e publiquem sua opinião!!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

14 comentários:

  1. sim: por que eu tenho 16 anos se sei muito
    bem o que faço mas esses rapazeses que praticam
    roubos e tem entre 14 e 16 ele só praticam por que sabe que não serão levados para cadeia por que são menores de idade.
    NADJA 2º ANO

    ResponderExcluir
  2. Se tem idade pra cometer delitos,tem que ter idade para assumi-los e sofrer as consequencias...



    Carla,Shirley,Amanda,Edjaneide,Aline RAQUEL.

    ResponderExcluir
  3. Dezesseis versos Dezoito

    Todos nós temos consciência quando pedimos para ir a uma festa por que não para assumir a responsabilidade de um crime? Sabemos o que é namorar, beija na boca quando se tem apenas 12 anos então que tal pagar por um crime que foi cometido aos 14.A sociedade recrimina um policial que mata um adolescente que estava tentando cometer um estupro e os direitos humanos cai em cima desse policial e quando é o jovem que comete um crime ele ainda não sabe o que é bom e o que é ruim. Muitos chamam de selvagem um índio que mata por sua cultura ou porque sequestra um branco para conseguir seus direitos na sociedade tirana em que vivemos, porém selvagem é aquele que mata visando o capitalismo ou por esporte.
    3º ESTUDOS GERAIS
    Jemerson-22
    Fagundes-17

    ResponderExcluir
  4. Se os adolescentes costumam fazer esses atos, mas não assumem seus erros, não quer dizer que eles não saibam o que estão fazendo, eles também tem consciência de errar e assumir os erros, porém, terão que sofrer suas consequências.

    MEYRELLE, ÉRICA LÚCIA, LINDIANA

    ResponderExcluir
  5. Sou a fazor da redução da maioridade civil e penal no brasil,porem deveriamos ter iniciativas governamentais que dessem uma melhor condição de vida ao jovem pois hoje muitos caem no mundo das drogas não frequentando a escola e convivendo com poucas condições de vida no setor financeiro esses muitos jovens são de baixa renda e que tiveram poucas oportunidades na vida.Portando para alguns o mundo das drogas não é uma opção mas sim uma solução para os problemas diários.
    rafael cláudio

    ResponderExcluir
  6. Em nossa opinião caso vier entrar em vigor a lei da maioridade penal,seria muito bom pois existem menores infratores,que praticam atos horrives contra o ser humano.
    como por exemplo praticando assaltos;matando,por ser menores acham que podem tudo e não serão punidos.Com essa
    nova lei vindo a ser aprovada eles seriam severamente,presos a coresponder por seus atos sem deixar
    niguèm a mercer da violencia.
    JACQUELINE,MARIA APARECIDA, EDLA, BERENICE E HUGO CESÁR

    ResponderExcluir
  7. Deveria ter lugares especiais para os pequenos infratores,eles deveria praticar esportes,estudar e prestar serviços a sociedade.Isso faria com que essas pessoas não se envolvesse com coisas erradas.Com isso eles conquistaria um um lugar no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Deveria ter lugares especiais para os pequenos infratores,eles deveria praticar esportes,estudar e prestar serviços a sociedade.Isso faria com que essas pessoas não se envolvesse com coisas erradas.Com isso eles conquistaria um lugar no mercado de trabalho.

    lenice,daniela e maria jessica

    ResponderExcluir
  9. Somos completamente a favor.. cada um sendo de menor ou não, deve pagar pelos seus atos! se não vai ficar no costume de ficar fazendo coisa errada pelo meio do mundo!

    Janini e Tiago
    2º Estudos gerais "A

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que os adolescentes, já sabem distinguirem o que é certo e o que é errado, como foi citado no texto.
    Deveria ter punição, pois eles praticando um roubo ou qual quer tipo de crime e sabem que não serão presos.

    Elindinaldo Soares 13
    Renato Jorge 42

    ResponderExcluir
  11. concordamos com a penalidade infantil.porque se ele sabe o que é certo ou errado...
    e é dono dos seus proprios atos de infraçao,pois seria justo ele ser condenado igualmenta a um preso de maior idade,se ele mata,furta ou trafica drogas ele tem que ter a mesma penalidade...

    OBS:POR ISSO QUE O NOSSO PAIS NAO VAI PARA FRENTE!



    Jéssica 2º ANO
    Lidiana 2º ANO
    Jaynne 2º ANO
    Glaucemir 2º ANO

    ResponderExcluir
  12. Sim por que esses adolescente sabem muito bem o que fazem.
    A maioria dos jovens entre 12 a 14 sabem o que e certo e errado e quando estão fazendo alguma coisa errada os direitos humanos dizem que são crianças e que não sabem o que estão fazendo.
    E quando um adolescente rouda au esta fumando droga nas ruas niguém ver isso.
    Ninguém quem? O conselho tutelar, os policiais, os politicos e seus proprios pais desses adolescente e até crianças ficam se prostituindo por dinheiro para comprar drogas e muitas vezes por um prato de comida.
    Tatiana Eunice
    Carlos Alberto
    Carlos Laércio
    Jadilson Henrique
    Mauricio José
    Edigenilson Morais
    Josimar José
    2 ano tarde

    ResponderExcluir
  13. Hoje em dia, se um adolescente tem menos de dezoito anos e comete um crime, o mesmo não e punido pelo tal ato cometido porque e considerado incapaz de responder de acordo com a lei.Deveria sim ter uma punição justa.
    Resumindo, como adolescentes concordamos totalmente com a diminuição da maior idade penal.
    Obrigado pelo espaço, beijos.........
    SERIE:2°ANO "A" Daniele, Josilene, Fabiana.

    ResponderExcluir
  14. De acordo co o video, "boca de urna", as pessoas não estão muitos satisfeitos com os politícos, eles so pensam no seu bem estar e não no bem estar dos eleitores, so fazem promete e não cumpri com o que promete. devemos escolher bem os candidatos que vamos eleger, olhar e analisar suas propostas, e não vender nosso voto assim estamos ajudados esses politícos corruptos a administra nosso país, nosso voto é uma conquista e um direito do cidadão, nos eleitores queremos mudanças no nosso país, melhorias nas escolas, nos hospitais, em geração de emprego. qualidade de vida para as pessoas mais carentes por que é uma vergonha as eleições, na comprar de votos esses politicos não merece nosso voto, e com certeza essas pessoas que vendem seu voto estão ajundado esses politícos ladrão.


    Shirlene almeida n 46
    Jecielen Alves N16
    Joelma maria do o N17
    Serie: 2 ano A turno tarde
    Professor: Paulo Junior

    ResponderExcluir

Blog Parceiro

Copyright © Aulas Sociologia | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes