Por Paulo Monteiro Júnior

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Disque-Denúncia reduz horário de serviço a partir de sexta em PE


Atendimento só será em horário comercial e não mais 24 horas por dia.Entidade não renovou convênio com o governo do estado, firmado em 2000.

Foto: Internet
O serviço Disque-Denúncia, que  recebe informações sobre crimes em Pernambuco desde 2000, vai reduzir o horário de atendimento. A medida entra em vigor  a partir de sexta-feira (1º de julho). A informação foi feita por meio das redes sociais, nesta quinta-feira (30).

O convênio com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) para repasse de recursos não foi renovado. Por isso, a entidade não-governamental deixará de  realizar o serviço durante 24 horas por dia. Só terá pessoal disponível para atender os telefonemas da população no horário comercial. Ou seja, das 8h às 18h.
De acordo com uma nota oficial enviada pela SDS, o serviço de delação premiada já vem sendo realizado pela ouvidoria da pasta. O órgão dispõe de equipamentos e pessoal para executar o trabalho, que contribui para o fortalecimento da cidadania e a melhoria da qualidade da assistência prestada pelas instituições de segurança pública.
Segundo  a SDS, esse modelo de prestação do serviço de delação anônima já foi implantado em outros órgãos de segurança pública do país, a exemplo do Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Piauí, Paraná e São Paulo, dentre outros Estados da Federação. 
A Secretaria defende que essa ação “vai dar celeridade à apuração das denúncias com o repasse, quase que instantâneo, das informações aos órgãos vinculados à SDS, aperfeiçoando a apuração dos crimes no Estado de Pernambuco, meta do Pacto pela Vida.”
O governo informa que a população deve Ligar para os números 3183 5009 ou 3183 5059. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. Além dos números apontados acima, a população pernambucana poderá fazer a denúncia pelo link ou dirigir-se à Ouvidoria da SDS, que funciona na Rua São Geraldo, n° 110, em Santo Amaro, área central da capital pernambucana.
É possível, ainda, ligar para o número 0800 081 5001. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer município do Estado. O número não é identificado e garantimos o sigilo absoluto.
A SDS ressalta, ainda, que o serviço de delação anônima difere-se do serviço oferecido pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods). O 190 continua ativo durante  24 horas, todos os dias. Esse é o canal  para receber informação para permitir o combate ao crime em andamento.
Por  fim, a nota da SDS esclarece que não tem qualquer tipo de gerência na administração do Disque-Denuncia. Trata-se de uma entidade responsável por suas decisões administrativas. O  serviço poderá continuar sendo prestado à população pernambucana por meio  de outras parcerias da Organização da Sociedade Civil de Interesse Privado - OSCIP com a iniciativa privada.
História de serviços
Até o fim de 2015, o Disque-Denúncia de Pernambuco havia registrado a marca de meio milhão de informações recebidas.  Foi considerado  o maior banco de dados de denúncias sobre segurança-pública do Norte/Nordeste.

Desde o início das operações, o serviço ajudou em mais de cinco mil prisões. Também contribuiu para  a retirada das ruas de 2.500 armas de fogo. Teve participação em ações  que resultaram em  2,8 toneladas de drogas apreendidas. Noventa pessoas desaparecidas cabaram sendo localizadas.
Fonte: G1
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Parceiro

Copyright © Aulas Sociologia | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes