Por Paulo Monteiro Júnior

domingo, 6 de março de 2016

COMPORTAMENTO | POR QUE AS CRIANÇAS NÃO DEVEM USAR O CELULAR NAS ESCOLAS



Fonte: Internet


Veja 6 razões pelas quais devemos evitar o uso do celular na sala de aula.

Há quem defenda que os alunos devam levar celulares para as salas de aula porque devem estar preparados para a vida e que, portanto, terão que aprender a conviver com os aparelhos da mesma forma que os adultos. Mas, outros profissionais defendem que as crianças não utilizem celulares nas escolas.
Acredito que o celular realmente possa ser um ótimo aliado a educação, instigando a informação rápida com tecnologia, porém também acredito que não estamos preparados ainda para isso. Entenda o porquê:
Quando uma criança estuda, ela deve evitar qualquer tipo de distração e isso inclui o celular, seja emcasa ou na escola. O estudo é tempo de concentração e um celular, com tudo o que pode fazer hoje em dia é mais um jogo para uma criança do que uma ferramenta de comunicação. Mas, existem mais motivos pelos quais as crianças não devam usar o celular nas escolas? Sim, e são muitas.
1. Evitar o consumismo. Hoje em dia, as companhias de telefonia criam celulares para crianças para chamar a sua atenção e aumentar as vendas. Não importa os efeitos negativos na infância, somente querem vender.
2. Falta de disciplina em sala de aula. Muitos professores se queixam da falta de disciplina nas aulas por culpa dos celulares. As crianças que levam celulares à escola não prestam atenção e brincam com seus telefones durante as horas de aula.
3. Menos concentração. Por não prestar atenção em sala de aula, a sua concentração não está aonde deveria estar porque está no celular e não nos estudos.
4. Símbolo de status que prejudica aos alunos. Ter um celular melhor para as crianças começa a ser um símbolo de status (quanto mais moderno, elegante…) e aumenta o prestígio entre os alunos e os companheiros. Podem produzir mudanças indesejáveis no seu estilo de vida e na relação com os demais.
 5. Sedentarismo. Na hora do recreio, ao invés de brincar com atividades criativas ou a realizarem brincadeiras que melhorem suas aptidões físicas, preferem estar sentados brincando ao telefone, sendo muito prejudicial tanto para a sua vida social como para uma vida ativa.
6. Pode existir um mau uso. Existem muitas possibilidades de que exista um mau uso do celular e que enviem e recebam mensagens, fotos ou vídeos vulgares, prejudiciais e inclusive ofensivos. Além disso, as crianças podem acessar páginas web com conteúdo pouco apropriado.
É muito importante que os pais sejam conscientes de tudo isso. Estes pais deverão tomar medidas para garantir a segurança da criança, por isso devem advertir e proteger as crianças para que estejam conscientes dos perigos que os celulares podem trazer com o seu uso (com vantagens e desvantagens) e impor normas claras para a sua utilização.
Qual a sua opinião? Deve-se ou não usar o celular na escola?
Texto: María José Roldán – Psicopedagoga Mestre em Educação Especial (Pedagogia Terapêutica)
Fonte da matéria blog: Guia infantil
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Parceiro

Copyright © Aulas Sociologia | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes