Por Paulo Monteiro Júnior

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O sistema prisional de Pernambuco



charge no Diário de Pernambuco

         

               Acompanhamos nos últimos dias a fuga em massa de presidiários nos maiores complexos prisionais do estado de Pernambuco. A explosão e repercussão desta matéria deixou os cidadãos   apreensivos e inseguros, cobrando ações enérgicas do estado. O pacto pela vida  tem mostrado sua fragilidade e ate mesmo sua inoperância. 

          Outra analise que deve ser discutida, refere-se a condição desumana na qual os presos são submetidos, esta minha opinião e passível de contrariedade por parte da população. Por quais motivos deveriam o cidadão defender direitos humanos para presos, por muitos cidadãos, os presos são tratados como bandidos ou marginais. O fato que deve ser observado e discutido, e a superlotação existentes nos presídios do nosso estado, esta semana o MPPE realizou audiência publica para discutir a superlotação no presidio do município de Palmares, com a capacidade física para atender 74 presos atualmente conta com mais de 700 detidos em suas dependências, o MPPE havia solicitado a transferência de 200 presos para outras unidades prisionais, mesmo assim ainda continuaria contando com 500 presos, porem apenas 18 foram transferidos, conforme noticiado no portal pe10.
           A OAB secção PE denunciou em 2014 que o complexo prisional do Curado tem capacidade física de cerca de 4000 presos e no período, pasmem, abrigava mais de 12,5 mil presos. No mesmo ano, o Presidio Juiz Placido de Caruaru, com capacidade para atender 320 presos, possuía mais de 1,5 mil presos, o que representa 400% a mais que a capacidade física.
             Enquanto cidadão aguardo que o poder publico possa traçar estrategias que melhorem a segurança, garantindo o direito de ir e vir aos cidadãos, e possa também manter em regime de segurança máxima os que se encontram privados da liberdade, garantindo a integridade física e segurança dos presos. Um governo que cuide da segurança do nosso estado através da valorização dos profissionais encarregados de garantir a segurança publica, colocação de viaturas nas ruas, fomentação de ações preventivas, as quais sem duvida, deixarão os cidadãos menos apreensivos e agradecidos ao estado pela reestruturação do pacto pela vida.


Fontes de pesquisa: 
http://portalpe10.com.br/noticias-intro/327/apos-recomendacao-do-mppe-18-presos-sao-transferidos-do-presidio-de-palmares
http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/OAB-denuncia-situacao-caotica-nos-presidios-de-Pernambuco/4/30885
http://www.leiaja.com/noticias/2014/03/14/presidio-em-caruaru-tem-400-mais-presos-do-que-comporta/


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Parceiro

Copyright © Aulas Sociologia | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes