Por Paulo Monteiro Júnior

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Sociedade disciplinar e Sociedade do controle.



 

Através da leitura do texto sobre sociedade do controle e sociedade disciplinar, assistam o vídeo que segue abaixo e promovam a discussão sobre como a sociedade disciplinar moldam a nossa forma de pensar e agir. Sabendo-se que: "a vigilância dos corpos e o controle do indivíduo no espaço e no tempo são, portanto, segundo Foucault, estratégias utilizadas pelo poder para garantir a docilização do indivíduo e torná-lo útil à sociedade."
Por sua vez, a sociedade disciplinar surge no contexto do uso das novas tecnologias para monitorização dos nossos atos, estaríamos portanto, vivenciando um verdadeiro BBB em várias partes. Em grupo produzam um comentário sobre o tema estudado.


Fonte de pesquisa:
http://www.ibamendes.com/2011/02/foucault-e-deleuze-do-poder-disciplinar.html
http://www.ibamendes.com/2011/02/foucault-e-deleuze-do-poder-disciplinar.html
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

7 comentários:

  1. O vídeo mostrou a realidade do mundo de hoje , que estamos num Big Brother Brasil , Pois no brasil por exemplo cada vez mais estão sendo estaladas câmeras que monitoram tudo que se acontecem ! E também foi visto que os manifestantes estão fazendo protestos para melhorar o país, o povo só quer mudar, e construir uma nova história!

    ALUNAS :
    Alessandra Maria N:03
    Joyce Maria N:22
    Karla Daniela N:24
    Luana Batista N:30 2 "A"

    ResponderExcluir
  2. Existe uma sociedade disciplinar e controladora muito forte entre a nossa sociedade. somos monitorados 24 horas no dia, em qualquer lugar. Vivemos em um mundo que parece ser mas um BBB.
    E onde ficam os nossos direitos? Isto de certo modo não seria invasão de privacidade?
    Tal vez pessoas que realmente merecem ser vigiadas não são, enquanto várias outras pessoas que são cidadãs de bem são monitoradas sempre.

    Aline Maria N 04
    Rutiele Maria N 44
    Sheyla Santos N 45
    Lairton Rodrigues N 26

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente estamos perdendo nossos valores, estamos em um mundo que tudo tem seu preço, mas quase nada tem seu valor, mesmo sem nós da conta vivermos em uma sociedade sem direitos de cidadão, pois estamos sendo vigiados o tempo todo e isso nós deixa sem o mais importante a privacidade enquanto a violencia a cada dia crescer mais, por deixa de vigiar quem mereçe para tirar do cidadão de bem o direito de autonomia e privacidade

    José Vanderley N= 24
    Luciano Rodriguês N= 35
    Maria Rosana N= 39
    "2" "B''

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente vivermos em um mundo competitivo onde não basta apenas ser bom, tem quer ser o melhor para chegar ao tal objetivo onde o que é mais valorizado é a beleza e não o conteúdo e sem contar que a cada dia que se passa estamos perdendo o nosso direito de privacidade, pois o as preocupações do dia a dia não nos damos conta que estamos sendo vigiados 24 horas por dia, caberia a população se preocupar com esse fato.

    Juliana Sobral N= 26
    Leidayane Sobral N= 31
    Maria de Fatima N= 37

    ResponderExcluir
  5. A sociedade Disciplinar se constitui de poderes transversais que se dissimulam através das instituições modernas e de estratégias de disciplina e confinamento. A sociedade de controle é caracterização junto às redes de informação. No ambiente de trabalho, as mudanças nos modelos de gestão refletem a mudanças no modelo da sociedade. Quando passamos da modernidade para a contemporaneidade, podemos inferir mudanças na forma como se organizam as relações de poder.

    Aluno(a): Claudia Larissa Nª 08
    Edla Gabriela Nª 11
    Thallyta Ferreira Nª 49
    Julia Raquel Nª 23

    ResponderExcluir
  6. o vídeo mostra que a sociedade disciplinar No Brasil mostra que as pessoas Tem seus valores mais Não são valorizados na maioria das vezes por Não estarem bem vestido Tem que ter Beleza.
    e que estamos sendo monitorado 24 por dia por câmeras ao invés disso seria melhor monitorar quem estar fazendo coisas erradas, mais na maioria das vezes monitora a sociedade de Bem ultrapassando os limites de privacidade. isso Precisa ter um controle..

    Alunas:
    Edvania Bastos Nº 13
    Tinely Vitoria Nº 50

    ResponderExcluir

Blog Parceiro

Copyright © Aulas Sociologia | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes