Por Paulo Monteiro Júnior

domingo, 7 de agosto de 2016

Escola Santo Amaro comemorou seus 32 anos de fundação



Convite dos festejos alusivos aos 32 anos de fundação da Escola
Buscando fortalecer o sentimento de pertencimento à comunidade da Vila Kennedy, a equipe gestora da Escola Santo Amaro, tendo à sua frente o educador Paulo Junior, elaborou uma vasta comemoração para celebração dos 32 anos de fundação da escola. Constou da programação realização de palestras, articuladas junto ao programa Governo Presente, do estado de Pernambuco, entrega de certificados para os alunos que participaram do projeto (Re)significando o terrário, desenvolvido pela Professora Willijane Oliveira, além de uma série de homenagens feitas por alunos, além do corte do tradicional bolo.

Na foto o Gestor Pedagógico Eduardo Gamar, as servidoras do
Governo Presente e o Gestor Paulo Junior
As atividades em comemoração aos 32 anos da escola teve início no dia 1° de agosto, onde na formação continuada da escola, onde os educadores participaram de uma palestra sobre mediação de conflitos, e realizaram estudo sobre a BNCC (Base Nacional Curricular Comum), a Gerência Regional de Ensino de Caruaru, foi representada pela técnica Carmen, a qual demonstrou sua satisfação em poder participar deste momento que a Escola Santo Amaro vem propiciando, destacou a potencialidade da equipe dos docentes e o grau de participação nos debates promovidos na escola.
No dia 02, emoções marcaram as comemorações dos 32 anos de fundação da Escola, a banda marcial animou o público presente recepcionando a todos. Durante a manhã, alunos receberam certificados da Universidade Federal de Pernambuco, tendo em vista a participação de estudantes da Escola Santo Amaro na II Semana de Licenciatura em Química, realizada no Centro Acadêmico do Agreste. Os alunos da Escola Santo Amaro foram agraciados com o certificado da UFPE, tendo em vista a apresentação do relato de experiência do projeto (Re)significando o terrário, desenvolvido pela Professora Willijane. De acordo com a Professora, o projeto consistiu na pesquisa e cultivo de ervas medicinais no espaço escolar. Este projeto visa despertar no alunado o cuidado com a natureza, além de propiciar novas formas de ocupação do espaço escolar, preocupa-se com o zelo do meio ambiente.
Após a entrega dos certificados, alunos prestaram homenagens alusivas à fundação da escola. O histórico da escola, foi produzido pela aluna Evelianne Adassa  (estudante do 7° ano A). Houve também a recitação do poema Recordações, escrito pela ex-aluna da Escola Santo Amaro, a jovem Suziane Torres, que atualmente cursa o 1°ano do Ensino Médio na Escola Professora Elisete Lopes. Após as homenagens houve o momento do corte do bolo, prestigiado por alunos e funcionários da Escola.
Abaixo o histórico produzido pela aluna Evelliane:

História da Escola Santo Amaro

Aluna Eveliane (7° Ano A), prestando
homenagens à escola. 
Fundada em 1984, pelo governador Roberto Magalhães, tinha como Sec. Estadual de Educação o Sr. Edgar Matos, direcionada a princípio para atender ao ensino primário, em um curto intervalo de tempo já estava atendendo inclusive o Ensino Médio.
Por ela passaram várias pessoas que hoje já estão envolvidos no mercado de trabalho, graças a sua vida escolar nesta instituição.
Na atualidade; contamos com o ensino fundamental II (do 6° ao 9° ano), na gestão do educador Paulo Júnior, Eduardo Gama (Gestor Pedagógico) e Verônica (Secretária) , tendo o apoio da equipe de professores, professoras, funcionários, funcionárias, estudantes, pais, mães e comunidade que fazem com que a escola ganhe vida (em outras palavras que contribuem para que ganhe um espaço de enriquecimento não apenas cultural ou para o seu desenvolvimento físico mas para a vida).
Agradeço a Deus e a todos que tem contribuído para manter esta escola, pois fazem 2 anos que tenho desfrutado dela, estudando e conhecendo pessoas maravilhosas. Como disse o Pedagogo Paulo Freire; Importante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizade e convivência. Parabéns Escola Santo Amaro pelos 32 anos de existência.

Abaixo segue à transcrição do poema Recordações, escrito pela ex-aluna da Escola Santo Amaro, a jovem Suziane Torres:

Recordações...

Se você fosse um ser humano
Seria cheio de personalidades
Mas você é um espaço educativo
Cheio de muitas qualidades
Falar desse espaço não é difícil
Ele sempre será a nossa segunda casa
Um lugar onde aprendi bastante
E passei bons momentos que o tempo não apaga.
Cada lugarzinho dessa escola
Nos remete algum momento,
Os corredores nos traz conversas
Algumas importantes e outras de passatempo.
A sala de aula nos traz
Recordações e muito aprendizado.
Já o pátio da escola nos recorda
Festas e bons momentos animados.
Tantas recordações e boas lembranças,
Muitas conquistas e vitórias,
Com o esforço de todos juntos
Conseguimos fazer da nossa escola um espaço de memórias.
Cada cantinho dessa escola
Tem um pedaço de cada um
Os alunos, os professores, a direção,
Todos se completam de um por um.
A cada ano que se passa
Muitas coisas acontecem
E todos que fazer parte dessa história,
Deixam suas marcas do que fazem..
São 32 anos de muita história
Tantas águas já rolaram
Por esse espaço que muitos passaram
E deixaram seus rastros no nosso
Eterno Santo Amaro.


Suziane Torres; 2016.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Parceiro

Copyright © Aulas Sociologia | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes