Por Paulo Monteiro Júnior

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O ANALFABETO POLÍTICO

  
O texto ao lado, é uma poesia clássica do Alemão Bertolt Brecht (1889-1956), pensador marxista e autor de vários poemas nos quais discute a ordem do sistema vigente. Brecht continua sendo atual e seu pensamento instiga a nossa reflexão sobre qual tipo de eleitor seremos na eleição que se aproxima. Continuaremos adotando a postura do Analfabeto Político discutido por Brecht, ou iremos fazer as escolhas de acordo com a nossa consciência, e após a eleição cobrarmos/fiscalizarmos as ações dos eleitos?

A importância do exercício da democracia através do voto.


Estando próximo do 1º turno das eleições gerais 2014, discutirmos a importância do exercício da democracia através do voto torna-se relevante para fomentar as discussões nas aulas na área de humanas, em especial a disciplina de Sociologia.
Por que votar? Por que voto no meu candidato(a)? Considero estes questionamentos relevantes para fomentação da discussão crítica sobre o exercício do voto.
A curta-metragem boca da urna (2004), produzido no Rio de Janeiro, analisa opiniões de eleitores sobre o voto. Então lanço o seguinte desafio para realização desta tarefa virtual.
Assistam o vídeo e escolham a opinião de um dos entrevistados, em seguida produzam um comentário sobre a opinião escolhida.


Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial

Blog Parceiro

Copyright © Aulas Sociologia | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes