Por Paulo Monteiro Júnior

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Maioridade Civil e Penal

Esta é uma discussão a qual sempre surge posicionamento contraditório, no Brasil ainda não existe consenso, e nossa legislação define a emancipação civil a partir dos 18 anos. Os defensores dos Direitos Humanos, contrários a redução da maioridade, alegam que a mesma não traria benefício para a criança e o adolescente tão pouco para o sistema carcerário brasileiro, o qual sabemos que é desumano. Será que aprisionando um adolescente que praticou um ato infracional estariamos de fato sanando o problema da violência no nosso país?
Os defensores da redução, afirmam que lugar de bandido é na cadeia, pois se uma criança ou adolescente é capaz de projetar um ato infracional, ele também é capaz de discernir entre o lícito e o ílicito, e ciente, da ilegalidade dos seus atos deveria responder penalmente.
Agora a discussão é com vocês, reunam-se em grupo e publiquem sua opinião!!

Corpo, mídia e Cultura

Na discussão desta aula, observamos o quanto a mídia interfere no nosso cotidiano, ditando não apenas a nossa forma de pensar e agir, sendo capaz inclusive de formar sujeitos acríticos, incapazes de mudar a realidade existente.
Partindo desta discussão, estudamos o texto Corpo, mídia e cultura, onde pudemos refletir sobre a ação da mídia ao ditar também o modelo de corpo que deve ser perfeito, atraente, basta percebermos o corpo das atrizes, dos atores que são exposto na TV e nas propagandas que cada vez mais exploram o corpo, enquanto objeto de sedução e desejo.
Partindo desta discussão, produza um comentário em grupo, sobre a influência da mídia, no CORPO e na MODA, como forma de alienação das pessoas.

Disponível em: http://fashionview.wordpress.com/2008/11/ Acessado em: 26/08/2009


Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial

Blog Parceiro

Copyright © Aulas Sociologia | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes